Verifact: plataforma para preservação de evidências online

Verifact: plataforma para preservação de evidências online

Introdução

A Verifact é uma ferramenta online de coleta de provas digitais auditáveis, alternativo à ata notarial e com validade jurídica.

Ela permite que sejam coletados conteúdos da internet para utilizar como provas digitais na justiça. Permitindo realizar a coleta de áudios, vídeos, imagens, textos e arquivos de diversos formatos, acessíveis por um navegador de internet, tais como:

  • Aplicativos de mensageria como WhatsApp e Telegram
  • Redes sociais (TikTok, Instagram, Facebook, Twitch, Twitter e outros)
  • Plataforma de vídeos (YouTube e Vimeo)
  • Webmails
  • Sites. 

A ferramenta tem como resultado a emissão de um relatório técnico certificado com as telas registradas, dados e metadados técnicos auditáveis para uma eventual perícia técnica, além de um vídeo de registro da navegação, com áudio, além de arquivos baixados durante a sessão.

Mesmo que o conteúdo original desapareça da Internet, com os dados e metadados coletados é possível realizar ampla perícia técnica das informações, para comprovar que o material é aquilo que diz ser e vem de onde diz ter vindo. 

Figura 1 - Captura de tela da página principal da Verifact.
Figura 1 – Captura de tela da página principal da Verifact.

O Ambiente do Verifact

O ambiente desenvolvido pela Verifact, tem como objetivo evitar a possibilidade de contaminação ou intervenção maliciosa durante o processo de coleta das informações na internet.

Sua efetividade foi validada por uma empresa referência em segurança digital no Brasil. A partir deste estudo, foi constatado que a Verifact possui medidas efetivas para evitar a manipulação do conteúdo registrado durante e depois de seu processo de registro de evidências digitais, coletando as informações conforme constam em sua origem. Também foi constatada a efetividade da segurança sobre os dados armazenados e outros pontos detalhados na metodologia descrita em seguida.

Entre os recursos do Ambiente Seguro, destacam-se:

 

  • A renovação do ambiente a cada nova captura, impedindo contaminação de outras situações.  Seguida da destruição dos dados usando métodos seguros para evitar a recuperação das informações gravadas durante o processo;
  • A coleta de dados ocorre fora do computador do usuário, nos servidores da Verifact, eliminando diversas possibilidades técnicas avançadas para se tentar interferir no processo de registro;
  • A interação do usuário com o ambiente é limitada ao básico, desativando diversos recursos da navegação de internet que também poderiam ser usados para modificar conteúdos;
  • O ambiente também realiza o registro de metadados técnicos sobre os sites navegados de maneira automática.

Validade Judicial

A ferramenta da Verifact se propõe a atender a todos os princípios aplicáveis da cadeia de custódia previstos na Lei 13.964/2019 para a coleta e preservação de provas digitais, e segue normas forenses internacionais, em especial as diretrizes da ABNT NBR ISO/IEC 27037:2013. Possuindo medidas antifraude e atendendo às três etapas fundamentais para confiança no conteúdo da prova digital:

  • De isolamento, ao evitar contaminação ou adulteração da prova;
  • De espelhamento do fato digital, ao coletar a informação da forma mais completa possível, da forma como estava na internet e comprovando a sua proveniência;
  • De preservação, para manter sua imutabilidade e integridade e gerar prova de anterioridade, através da Certificação Digital ICP-Brasil, regulamentada pelo governo brasileiro por meio da MP 2.220-2/2001.

Arquivos gerado após processamento

O site oficial da Verifact informa que ao término do processado do registro, desse ser aguardado até 30 minutos para a realização do download dos arquivos.

A plataforma irá disponibilizar 3 arquivos para serem baixados:

  • 1 Relatório técnico certificado PDF – Contém as informações da sessão e certificação do conteúdo;
  • Pacote ZIP com conteúdo capturado – Com vídeo capturas, imagens de tela e arquivos baixados;
  • Pacote ZIP de metadados técnicos – Com dados periciáveis do registro;

 

Quem pode usar a plataforma Verifact?

A plataforma está disponível para todos os players jurídicos: agentes públicos, força policial, advogados, empresas, peritos técnicos computacionais e pessoas físicas.

Atualmente a plataforma tem usuários em todos os estados brasileiros, dentre eles: Ministério Público Federal e dos Estados de São Paulo, da Bahia e da Paraíba, Polícias Civis do Estado do Paraná e Bahia, grandes empresas como TIM, Ticket, Electrolux, Habibs, Veloce, escritórios de advocacia, peritos técnicos e pessoas comuns que sofreram de algum conflito envolvendo a internet como canal de comprovação.

 

Criação de conta no Verifact

  • Cadastro na plataforma

Acesse o site Verificat e em seguida clicar no botão CRIAR CONTA.

Figura 2 - Tela de Cadastro 1
Figura 2 – Tela de Cadastro 1 do Verifact.

Na Figura 2, deverão ser inseridas as informações e-mail, senha, se atentado para o nível de segurança exigido e o tipo de cadastro para qual a conta será utilizada.

Figura 3 - Tela de Cadastro 2
Figura 3 – Tela de Cadastro 2 do Verifact.

Na Figura 3, deverão ser inseridas as informações nome e CPF válido, se atentado em marcar se necessário a opção “Sou advocado(a)” assim como também marcar o aceite aos termos de Serviço.

  • Confirmação de e-mail para acessar o Verifact

 

Figura 4 - E-mail para confirmação enviado pela Verifact.
Figura 4 – E-mail para confirmação enviado pela Verifact.

Após a criação da conta, a Verifact irá encaminhar um e-mail de confirmação para o endereço cadastrado, conforme demonstrado na Figura 4. Ao clicar no botão “CONFIRMAR E-MAIL” você será redirecionado para a tela de login demonstrada na Figura 5.

Figura 5 - Tela de login.
Figura 5 – Tela de login do Verifact.

Operando a Verifact

O Verifact possui um mecanismo de créditos PRÉ-PAGOS para que o sistema seja utilizado. A cobrança é realizada por cada sessão de captura técnica de provas digitais. Os créditos terão validade de um ano e serão debitados na conclusão de sessões e taxas previstas nos termos de serviço.

  • Créditos PRÉ-PAGOS no Verifact

Caso precise comprar créditos para fazer um novo registro, clique no botão azul claro “comprar + créditos, conforme Figura 6.

Figura 6 - Canto superior esquerdo da tela principal.
Figura 6 – Canto superior esquerdo da tela principal.

Em seguida será apresentada as opções de valores para compra, Figura 7. Nesta opção pode ser escolhida a quantidade de créditos a serem comprados. 

Figura 7 - Tela de valores da Verifact.
Figura 7 – Tela de valores da Verifact.

Ao clicar em “CONTINUAR” será solicitado os Dados de cobrança e faturamento, os mesmos serão utilizados para a emissão de nota fiscal (seja pessoa física ou jurídica). A nota fiscal será enviada automaticamente para o e-mail cadastrado, em um prazo de até 7 dias e estará disponível na plataforma para download.

Em seguida será disponibilizado os meios de pagamento: cartão de crédito, PIX ou boleto bancário. Para pagamentos realizados via PIX e cartão de crédito, os créditos serão creditados automaticamente. Para casos de pagamento realizado por boleto bancário, os créditos serão creditados na conta após a confirmação de pagamento, podendo levar até 3 dias úteis.

  • Criando Novo Registro no Verifact

Para fazer um novo registro é preciso pelo menos 89 créditos de saldo.

Figura 8 - Tela Inicial da Verifact.
Figura 8 – Tela Inicial da Verifact.

Para dar início ao registro da prova digital, basta clicar no botão “NOVO REGISTRO” no canto superior direito da tela., Conforme Figura 8.

Figura 9 - Opções de registros
Figura 9 – Opções de registros

Após clicar no botão “NOVO REGISTRO”, será apresentada duas opções de coleta: Websites e WhatsApp, conforme Figura 9.

Agora escolha a melhor opção para sua necessidade:

  • O produto Websites, acessa conteúdos de sites em geral, como redes sociais, e-mails e o Whatsapp web, que exibe mensagens publicadas até 3 (três) meses.
  • O produto Whatsapp acessa exclusivamente conteúdo do Whatsapp desktop, que mostra mensagens publicadas até 1 (um) ano.
Figura 10 - Tela de endereço
Figura 10 – Tela de endereço do Verifact.

Em seguida, insira o endereço de uma rede social, ou outro site de onde estão as mensagens que você quer registrar. Em seguida, deve ser inserido o título que vai para a capa do relatório técnico PDF.

Figura 11 - Opção de termos.
Figura 11 – Opção de termos do Verifact.

Depois, leia e aceite os termos de uso e clique em “iniciar registro”, conforme Figura 11.

Figura 12 - Parte superior da tela de captura.
Figura 12 – Parte superior da tela de captura do Verifact.

Na parte superior da tela, é exibido o tempo máximo de navegação da sua sessão, conforme Figura 12. Após este tempo, caso o registro não seja concluído, o sistema automaticamente fecha e cancela o registro.

Figura 13 - Exemplo de tela de captura.
Figura 13 – Exemplo de tela de captura do Verifact.

Tudo que estiver visível para você na área de registro, contornado em verde, está sendo gravado em vídeo conforme o demonstrado na Figura 13.

Figura 14 - Botão de Captura.
Figura 14 – Botão de Captura do Verifact.

Para fazer capturas de tela, basta clicar no botão com o ícone da câmera fotográfica. Ao clicar nele, tudo que estiver visível na área de registro no momento do clique será capturado e poderá ser anexado ao relatório PDF ao final da sessão.

Figura 15 - Limite de telas.
Figura 15 – Limite de telas do Verifact.

Observe o limite máximo de capturas de telas conforme o demonstrado da Figura 15.

Figura 16 - Botão de parar a gravação do vídeo.
Figura 16 – Botão de parar a gravação do vídeo do Verifact.

O segundo botão, com o ícone da filmadora, serve para parar a gravação do vídeo de registro da navegação. Ao clicar nele, a gravação do vídeo será interrompida.

Ao clicar novamente no segundo botão, com o ícone da filmadora, será iniciado um novo vídeo de registro.

  • Você vai gostar de assistir esse webinar:

 

Figura 17 - Opção de navegação.
Figura 17 – Opção de navegação do Verifact.

Você pode acessar sites diferentes durante uma sessão WEBSITES, insira o link no campo “NAVEGANDO EM” e clique no botão demonstrado na Figura 17. É importante digitar o endereço corretamente, caso contrário, a tela ficará em branco.

Também é permitido retornar à página anterior, retornar ao site navegado inicialmente ou ainda atualizar a página.

Figura 18 - Exemplo de salvamento de imagem.
Figura 18 – Exemplo de salvamento de imagem.

Você pode clicar com o botão direito do mouse e baixar arquivos, além de dar play em áudios e vídeos, para que fiquem registrados no vídeo de registro da navegação.

Figura 19 - Botão Cancelar.
Figura 19 – Botão Cancelar.

Não é possível “pausar” a sessão e voltar posteriormente, no entanto, caso queira, durante uma sessão você pode clicar no botão “cancelar” em vez de “concluir registro”. Desta forma seus créditos não serão consumidos e você poderá iniciar uma nova Sessão de Captura Técnica.

Figura 20 - Opção de cancelamento da sessão.
Figura 20 – Opção de cancelamento da sessão.

 

Figura 21 - Botão de finalização da captura.
Figura 21 – Botão de finalização da captura.

Para finalizar a captura, clique no botão “Concluir” na parte superior direita da tela.

Figura 22 - Tela de confirmação da captura.
Figura 22 – Tela de confirmação da captura.

Se quiser concluir, clique em “confirma”. Caso contrário, clique em “Fechar”.

Figura 23 - Tela de conclusão da captura.
Figura 23 – Tela de conclusão da captura.

Ao finalizar o registro o sistema processa imediatamente suas provas digitais, para baixar em seguida. Levará aproximadamente o mesmo tempo navegando.

Figura 24 - Status do processamento.
Figura 24 – Status do processamento.

Após o processamento da captura, os conteúdos estarão disponíveis, aparecerá a informação, “+ Detalhes”, conforme Figura 24.

 

Figura 25 - Tela de download dos arquivos gerados.
Figura 25 – Tela de download dos arquivos gerados.

A seguir, serão disponibilizados três arquivos: 

  • relatório técnico
  • conteúdo registrado (arquivos de vídeo e imagem registrados pelo usuário durante o processo de registro)
  • metadados técnicos da captura

Os arquivos estarão disponíveis para download na plataforma da Verifact somente por 30 dias a partir da data de coleta.

Conheça o Treinamento Bootcamp de Recuperação de Dados. Clique aqui!

Depois deste prazo, serão removidos do sistema, conforme termo de serviço.

Figura 26 - Validador Verifact.
Figura 26 – Validador Verifact.

Todos os arquivos permanecerão com validade indeterminada, desde que não sejam alterados. Você poderá a qualquer momento validar a integridade dos documentos através do validador válida.verifect.com.br, demonstrado na Figura 26.

Conclusão 

Este projeto de pesquisa demonstrou a utilização do Verifact – Registro de provas digitais, única solução online com prevenção de fraudes validada por pareceres técnicos de empresas independentes e setores públicos.

 


Sobre o autor:

Nome: Clóvis Pereira Aguiar Junior (Linkedin)

Clóvis Pereira Aguiar Junior é servidor publico na Prefeitura de Porto Velho a mais de 10 anos com atuação voltatada para tecologias, atualme atua no setor de Segurança de Redes da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação, Comunicação e Pesquisa, especialista em Computação Forense e Perícia Digital, Professor de diversos cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Treinamentos que concluiu na AFD: 

  • Perito Forense Digital
  • Forense em Dispositivos Moveis
  • Perícias de Áudio Starter
  • Cyber Security Starter – Modus Operandi de um Cibercriminoso
  • Técnicas de Investigação com OSINT

 


Referências:

  • VERIFACT (Brasil). Dúvidas frequentes. Disponível em: https://www.verifact.com.br/duvidas-frequentes/. Acesso em: 10 dez. 2022.
  • ESECURITY (Brasil). Relatório Técnico – Teste de intrusão em aplicação WEB. Disponível em: https://www.verifact.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Parecer_Verifact_eSecurity-07-2020x.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.
  • VERIFACT. Ministério Público da Paraíba adere a solução da Verifact. Disponível em: https://www.verifact.com.br/ministerio-publico-da-paraiba-adere-a-solucao-da-verifact/. Acesso em: 13 dez. 2022.
  • VERIFACT. Dúvidas frequentes. Disponível em: https://www.verifact.com.br/duvidas-frequentes/. Acesso em: 13 dez. 2022.
  • VERIFACT. O que é Verifact? 2021. Disponível em: https://www.verifact.com.br/o_que_e_verifact/. Acesso em: 13 dez. 2022.

Conheça nossos treinamentos

Investigação de Crimes Eletrônicos [Exclusivo para Agentes de Segurança Pública]

Cyber Kill Chain

Bootcamp de Avilla Forensics

ABNT ISO/27037

Fundamentos de Compliance

Fundamentos de GRC