Professores

Nossos professores possuem certificações que garantem obter uma qualificação séria e habilidosa, bem como uma vasta experiência nas áreas de atuação.

Professor-Ricardo-Copazzi

Prof. Ricardo Capozzi

Prof. Ricardo Capozzi é Advogado, Perito Judicial e Assistente Técnico com mais de 20 anos de atuação em casos de Tecnologia, bacharel em Ciências da Computação e Professor em diversas faculdades, tais como Fatec, UniDrummond, IPOG, Instituto de Engenharia de Mauá e Mackenzie nas disciplinas de Segurança da Informação, Auditoria, Resposta a Incidentes e Forense Computacional, certificado CCNA, MCSO, Infosec Foundation, Ethical Hacking Essentials, Computer Forensics Foundation., Information Security Policy Foundation, Big Data Foundation Certificate, Cloud Security Foundation e Cyber Security Foundation Professional Certificate CSFP.

Profª Rita de Cássia Delgado Rosendo Mendonça

Formada em Direito (UNIP), formada em Ciências Contábeis (ANHANGUERA), Pós Graduada em Perícia Judicial com Ênfase em Documentoscopia (IPOG), Pós Graduada em Perícia em Áudio, Imagens e Documentos Digitais (FTA), Graduanda em Administração (Anhanguera), com especialização em Perícia Grafotécnica e Fraudes Documentais (CONPEJ – IBAPE – ABBC – FTA), com especialização em Perícia Financeira (Instituto Agostinho Soares), membro da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (APJESP), Membro da Comissão de Perícias da OAB/SP, atuando na Perícia Judicial no TJSP e TRT2., palestrante, escritora e professora.

Profª Flávia Acciarito Moreira

Flávia Acciarito Moreira, membra da BOARD ACADEMY/ Membra da Associação Nacional de Compliance – ANACO, Membro da ABEA- Associação Brasileira do Emprego Apoiado. Especialista Pedagogia Empresarial/Especialista em Compliance e Gestão de Riscos/ Governança. DPO e Implantação da LGPD/Perita Grafotécnica. Documentoscopista e Árbitra da Justiça Arbitral/. Investigação Corporativa (LEC). Proprietária da Aprem Desenvolvimento Humano e Empresarial e Aprem Comunicação. Palestrante e Cerimonialista em Eventos Corporativos, Industriais, Saúde e Educação. Conquistou o 1º lugar do Prêmio Ideia Saudável pela Secretaria de Saúde De São Paulo pelo Projeto Comunicação Inclusiva para deficientes auditivos e visuais em 2007 para o Hospital Estadual Mário Covas em Santo André. Intérprete de Libras- língua brasileira de sinais.

Prof. Gilberto Sudré

Gilberto Sudré é Perito e Professor em Computação Forense. Consultor em Segurança da Informação, Especialista certificado em Tratamento de Incidentes de Segurança. Vice presidente da APECOF – Associação Nacional de Peritos em Computação Forense. Instrutor certificado EC-Council CHFI / ECIH, Cisco CCNAv7 / CCNA CyberOps / Network Security. Lead Implementer Certificado da norma ISO/IEC 27701. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor de Cibercrimes da EMERJ – Escola da Magistratura do RJ. Professor da FAESA e IFES – Instituto Federal do ES. Membro do Comitê Técnico CEE 021:Segurança da Informação, Segurança Cibernética e Proteção da Privacidade da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico Computação e Sociedade – Vol3 e Tratado de Computação Forense.

Prof. Stanley Gusmão

Stanley Gusmão é policial penal com mais de 10 anos de experiência atuando em diversas unidades do Estado. Desde 2018 atua como Analista na Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica Penitenciária, com foco em contrainteligência e extração e análise de dispositivos móveis. Graduado em Sistema de Informação pela Faculdade Joaquim Nabuco, MBA Executivo em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, pós-graduado em Inteligência Prisional, de Segurança Pública e de Estado pela FACCOTUR. Possui diversos cursos de especialização, incluindo Forense Digital – Hack Proofing (2015), Análise Forense Computacional – eSecurity (2017), Fundamentos de Forense Digital – AFD (2018), Forense em Dispositivos Móveis – AFD (2019), Treinamento de Extração Avançada em Dispositivos Móveis com Chip Off – AFD (2020), Treinamento de Extração Avançada em Dispositivos Móveis com ISP e Box – AFD (2021), Extração avançada com Avilla Forensics – AFD (2022), Curso de Autopsy – AFD (2022), Mobile Forense Start – AFD (2023) e IPED Forensics – AFD (2023), entre outros nas áreas de Inteligência, Entrevista e Comportamento Micro Expressões, Facial e Corporal.

Prof. Dr. Filipe de Morais

O Prof. Dr. Filipe de Morais é Delegado de Polícia no Estado de São Paulo com vasta experiência em investigações criminais. Foi titular do Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa de Santo André. Assistente da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes de Santo André. Assistente do 1.º Distrito Policial de São Bernado do Campo. Supervisor do Grupo de Operações Especiais de São Bernardo do Campo. Titular da Delegacia de Repressão à Pedofilia – DHPP. Atualmente lotado na 2.ª Delegacia de Homicídios – DHPP. Doutor e mestre em Direito, pós-graduado em Direito Penal e Inteligência de Segurança Pública. Certificado em gestão de riscos, segurança da informação e LGPD. Também possui certificações em Interceptações Telefônicas e Telemáticas, OSINT e Investigação de Crimes Eletrônicos e Investigação de Lavagem de Dinheiro.

Prof. Patrick Saldanha

Mestre em Informática Aplicada (UNIFOR), Especialista em Computação Forense e Perícia Digital (IPOG), Redes Convergentes (UNIFOR) e Gerenciamento de Projetos (UCAM), Tecnólogo em Telemática com ênfase em Telecomunicações (IFCE). Certificado CCNA, CCNP Collab, dCAA e CSFPC. Mais de 10 anos de docência no ensino superior nas áreas de Redes de Computadores, Segurança da Informação e Sistemas Operacionais. Atuou em grandes projetos de redes no Brasil e em Angola, atendendo Operadoras de Telecomunicações, Governo, Bancos e Forças Armadas. Atualmente é Engenheiro de Pré-vendas na G4Flex, Perito Judicial associado à APECOF e professor no Centro Universitário Estácio no Ceará

Prof. Damião Oliveira

Com 26 anos de experiência na área de Tecnologia, 16 anos como instrutor do Sistema “S” e 3 anos atuando no Direito Digital, destaca-se que ele é Professor do curso “LGPD para Peritos, Advogados e Profissionais de T.I”. Além disso, ele é Encarregado de Dados DPOaaS de mais de 30 empresas e possui diversas certificações, incluindo ISO 27001, ISF, PDPF, PDPP – EXIN, Direito Digital – IDP, ISO 31000 – 38500 – 27005 – 27701 – 27002, Cisco CyberSecurity, CyberOps e IoT Security, Analista de Proteção e Privacidade de Dados – IBSEC. Ele também é membro do Comitê de Privacidade Proteção Dados da OAB/SP e coordenador nacional do Comitê de Segurança da ANPPD, além de ser o representante estadual em Santa Catarina. Sua formação acadêmica inclui graduação em Análise de Sistemas pela UVA, pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados pelo LEGALE, formação em Computação Forense pela UNIVALI, graduação em IA & Big Data pela UNIASSELVI e graduação em Análise Forense e Perícia Criminal, também pela UNIASSELVI.

Prof. Anderson Ferreira

Anderson Flor Ferreira é Especialista em Segurança da Informação na área de GRC (Governança, Riscos e Compliance) pela Stefanini, formado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Rede Avançadas e MBA em Cibersegurança pela FIAP. Possui certificações de ISO 27001 pela EXIN e Auditor Líder ISSO 27001 e 27701 pela QMS.

Prof. Thiago Cunha

Thiago Cunha, trabalha há mais de 10 anos na área de Segurança da informação, tendo atuado nas áreas de defesa cibernética, inteligência de ameaças e segurança ofensiva. Atualmente com o foco em inteligência de ameaças e segurança ofensiva ele atua no mercado financeiro apoiando uma grande empresa multinacional. Certificado pela ECCouncil em Threat Intelligence, criou e desenvolveu a área de CTI em multinacionais e já proveu alguns treinamentos de cunho técnico em ambientes corporativos e apresentações a C-level.

Prof. Petterson Faria

Servidor Público do Município de Itaperuna/RJ desde maio/2013, onde adquiriu experiência em Licitações Públicas e Prestação de Contas. Atualmente lotado na Secretaria de Fazenda Municipal, sendo responsável por processar os dados necessários para elaboração da LRF e demais deliberações do TCE/RJ pertinentes. Também atua como Assistente Técnico em Forense Digital e Grafotécnico. Perito auxiliar da Justiça nos Tribunais: TRT1, TRT3, TRT17; TRF2; TJRJ, TJMG, TJES e TJSP. Possui pós-graduação em Banco de Dados e; Gestão de Riscos e Cibersegurança. Detentor de certificações Internacionais emitidas pela Microsoft: MCP, MCDST, MCTS e MCITP.
Professor-Renan-Cavalheiro

Prof. Renan Cavalheiro

Renan Cavalheiro, profissional com mais de 10 anos na área de Forense Digital, Diretor na STWBrasil e na Academia de Forense Digital, pós-graduado em Cyber Security e MBA em Segurança da Informação, professor de cursos de pós-graduação na temática de Perícia Digital. Certificado EnCE, CHFI, GCIH, ECIH, CTIA, dentre outras.
Professor-Pedro-Mourão

Prof. Pedro Mourão

Graduado em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro desde 2003, foi Subcoordenador do Centro Integrado de Apuração Criminal 2011-2013, Secretário de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro 2013-2014, recebeu Menção Honrosa com o Prêmio Innovare, prêmios de Gestão de Excelência MPRJ 2010 e 2011, Programa de Identificação de Vítimas (PIV) e Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID).
Professor-Daniel-Nering

Prof. Daniel Nering

O Prof. Daniel Nering é atualmente coordenador da Unidade de Inteligência Cibernética do Itaú Unibanco, com vasta experiência em Threat Intelligence e Threat Hunting, além de conduzir investigações de fraudes e brand-protection, operações de Purple Team, gerenciamento de ferramentas de investigação e detecção e resposta a incidentes. Possui experiência de docência como professor de Inteligência Cibernética e Criptografia na FIAP para graduação. Obteve diversas certificações como o GCIH, GCFA e Cysa+.
Professor-Roberto-Almeida

Prof. Roberto Almeida

Roberto Almeida é Gerente de Projetos e Auditor Líder na STWBrasil, graduado em análise e desenvolvimento de sistemas, possui larga experiência na implementação de LGPD, mapeamento de processos e políticas de segurança da informação. Roberto é Certificado ITIL Foundation e EXIN ISO/IEC 27001.
Professor-Marcus-Lemas

Prof. Marcos Lamas

Marcos Lamas possui 19 anos de experiência em tabelionato de Notas, é Bacharel em Direito, Pós-graduado em Ciências Forenses e Perícias Criminais, Pós-graduado em Computação Forense e Perícia Digital, é membro da SBCF e da ABCF. Possui experiência e conhecimentos em Direito Notarial, perícia digital, análise forense em documentos e assinaturas. Atua como escrevente do 9º Tabelionato de Notas de Porto Alegre/RS, responsável pelo setor de Atas Notariais, atua como perito em processos judiciais no TJRS, TJSP e TRF4 e como assistente técnico das partes, nas áreas da perícia digital e documentoscopia. Palestrante 1º Seminário de Computação Forense e Perícia Digital de Gramado/RS – 2019; no 2o MeetUps FORENSE em Canoas/RS realizado na Semana Acadêmica da Computação no LaSalle – 2019; no AFD Summit 2020

Prof. Ana Paula Sanches

Fonoaudióloga, Assistente Técnica do Ministério Público do Estado de São Paulo, possui Mestrado em Linguística Aplicada/Letras (UEM-PR), Especialização em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e em Perícias em Áudio e Imagem (UniNorte-DF). Gestora do NUCEFF – Núcleo de Computação, Educação, Sociologia e Fonoaudiologia Forense do Ministério Público do Estado de São Paulo; Membro-fundadora do GEFF – Grupo de Estudos em Fonética Forense do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem – UNICAMP-SP). Autora de capítulos no livro “Identificação de Falantes: uma introdução à Fonoaudiologia Forense, e autora e organizadora do livro “Análise Fonético-Forense – em tarefa de Comparação de Locutor”.
Professor-Caíque-Barqueta

Prof. Caique Barqueta

Especialista em Análise de Malware e Inteligência de Ameaças na ISH Tecnologia. Bacharel em Direito, pós-graduado em Perícia Forense Computacional e Perícia Digital e Segurança Cibernética – Blue Team; Pesquisador de novos operadores de Ransomwares e outras ameaças cibernéticas. Possui certificações voltadas para a área de Segurança da Informação e Forense e atuou na Policia Civil do Estado de São Paulo.
Professor-Daniel-Avilla

Prof. Daniel Avilla

Daniel Avilla é Professor de Forense em Dispositivos Móveis na Academia de Forense Digital, Agente de Polícia Civil no Estado de São Paulo, Presidente da Comissão de Desenvolvimento de Tecnologia para Forense em Mobile na APECOF, Graduado em Análise de Sistemas e Pós-Graduado em Perícia Forense Computacional, formado em Forense em Disp. Móveis e Extração Avançada (ChipOff, EDL e ISP) pela AFD, Daniel Avilla é desenvolvedor da ferramenta “Avilla Forensics”, ferramenta que permite a aquisição forense de aplicativos em qualquer dispositivo, indo além das ferramentas básicas de mercado.
Professor-Leandro-Morales

Prof. Leandro Morales

Leandro Morales, é Sócio-Diretor na STW Brasil Consultoria em Investigações e Perícias, Perito Judicial em Sistemas de Informação / Informática. Consultor e Assistente Técnico em Tecnologia e segurança de dados. Atuou na área de segurança da informação para a Polícia Judiciária. Palestras e treinamentos na área de segurança da informação. Certificado CHFI, CCNA, CCNP, RHCE, RCHT, LPI II e EHF.
Professor-Marcelo-Nagy

Prof. Marcelo Nagy

Marcelo Nagy é Diretor da STWBrasil, Chefe de Segurança da Informação na QualiSign S.A, Curador e professor de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e instrutor da Academia de Forense Digital. Formação Acadêmica em Processamento de dados, Ciências da Computação e Gestão em Tecnologia da Informação, pós-graduado em Cyber Segurança, pós-graduado em Prevenção e Investigação de Crimes Digitais e pós-graduado em Perícia Judicial e Extrajudicial.
Veja também

Computação Forense

Capacitação em Preservação de Evidências Digitais para Policiais Penais

Threat Intelligence Starter (Treinamento Gratuito)

Mobile Forensics Starter (Treinamento Gratuito)

Direito Digital

ABNT ISO/27037

DFIR Starter (Treinamento Gratuito)

Fundamentos de Forense Digital