Perito criminal o que faz e para que serve

Perito criminal o que faz e para que serve

Você já ouviu falar em perito criminal? Conhece o que é um perito forense digital?

Nesse artigo vamos esclarecer o que é o perito criminal, o que faz e para que serve, além disso, vamos apresentar para vocês conceitos sobre o curso de investigação forense e perícia criminal.

O que é um perito criminal

Que tal realizar um Treinamento Gratuito de Perito Forense Digital?

O perito criminal, também chamado de investigador forense, é o profissional que trabalha diretamente na investigação de crimes.

Por meio de métodos específicos, coletas de evidências e pesquisas minuciosas, o perito busca solucionar as motivações e eventos que permeiam os acontecimentos investigados.

A perícia criminal é a área responsável por identificar, coletar, processar e interpretar os vestígios de um crime, atuando sempre dentro dos limites estabelecidos pela ciência. No Brasil, essa atividade é regulada pelo Estado, é uma área que está a serviço da justiça.

A perícia criminal é uma ciência presente em todos os tipos de crimes, desde aqueles envolvendo fatalidades até aos relacionados ao meio ambiente, por exemplo. [1]

Portanto, a perícia criminal é uma área que inclui diversos setores de especialização.

Essa atividade é exercida pelo perito criminal, pessoa responsável por produzir a prova material. O perito criminal deve ser concursado, e está ligado à polícia civil.

No tópico a seguir, vamos explicar as funções desse profissional.

O que faz um Perito criminal?

O perito criminal é um servidor da Polícia ou da Justiça, que foca em investigar crimes, cujo ramo chama-se investigação forense.

Seu principal trabalho é ir até o local do acontecido e coletar provas, que, posteriormente passam por uma análise baseada em evidências científicas, comportamentais e demais meios legais.

O perito criminal pode atuar em diversos crimes, desde crimes de violência, roubos, fraudes em documentação, computadores e problemas fiscais.

Perito Forense Digital

Perito Digital, no que lhe concerne, é o profissional que auxilia alguma empresa vítima de Crime Cibernético.

O perito forense digital realiza investigações por meio da coleta de informações. Tais informações permitem identificar a origem de Cibercrimes, para isso, ele utiliza conhecimentos interdisciplinares e ferramentas específicas para realizar varreduras em dispositivos, como computadores e celulares.

Nesse processo de coleta de dados, as evidências obtidas devem ser preservadas, para garantir que o material seja utilizado em juízo. Ressaltando que as técnicas utilizadas pelo Perito Digital variam de acordo com cada caso.

É função deste profissional rastrear os criminosos virtuais, e, além dessa, algumas outras funções do perito forense digital, são:

  • Coletar e preservar a evidência;
  • Fazer análises de dispositivos digitais (celulares, Computadores, Sistemas, etc);
  • Detectar fraudes e invasões;
  • Coletar evidências de crimes cibernéticos;
  • Compartilhar todas as informações coletadas com as autoridades.

Portanto, esse profissional atua na perícia forense digital, sendo um ramo da ciência forense que se concentra em identificar, analisar, apresentar e preservar os dados armazenados.

As provas eletrônicas são componentes presentes em praticamente todas as atividades criminais, desse modo, é essencial o suporte forense digital nas investigações.

Por fim, o principal objetivo da análise forense digital é realizar a extração de dados da evidência eletrônica, em seguida, processá-la, preservando os dados, e depois, apresentar os resultados para o processo judicial.

Curso de Investigação forense e perícia criminal

A investigação forense e a perícia criminal são importantes para o processo de coletar pistas e assim desvendar crimes.

O investigador forense e o perito criminal precisam estudar constantemente, de modo a desenvolverem técnicas de análise e interpretação, além disso, devem contar com uma boa intuição durante alguns casos que precisarão solucionar.

A investigação forense reúne métodos técnicos científicos, com objetivos específicos para reunir e analisar os dados e evidências, realizar produção de provas materiais, elaborar laudos e colaborar na resolução de crimes.

Quem quer se tornar um investigador forense ou perito criminal deve fazer algumas das formações abaixo [2]:

  • Graduação tecnológica em investigação e perícia criminal;
  • Algum Curso superior tradicional e uma pós-graduação na área.

Portanto, para se tornar profissional em perícia forense, é preciso ter um diploma de nível superior e ser aprovado em concurso público.

A graduação pode ser de qualquer área, entretanto, os cursos de graduação mais comuns que envolvem as principais áreas de perícia criminal, e te capacitam a prestar concurso e atuar na área são:

  • Biomedicina;
  • Direito;
  • Ciências contábeis;
  • Ciência da computação;
  • Sistemas de informação;
  • Medicina;
  • Medicina veterinária;
  • Farmácia;
  • Química;
  • Bioquímica;
  • Física;
  • Engenharias em geral;
  • Farmácia;
  • Geologia;
  • Geografia;
  • Odontologia;
  • Psicologia;
  • Enfermagem, entre outras.

Na maioria das vezes, os editais de concursos estaduais e federais para o cargo de perícia criminal, não especificam o curso superior necessário, sendo apenas exigido que se tenha algum diploma de graduação.

Há também o Curso de Tecnólogo em Investigação e Perícia Criminal, sendo um curso com duração mais rápida, e relativamente novo no mercado, porém, é um curso que proporciona um melhor preparo para a profissão e para o concurso.

Habilidades e competências exigidas pela profissão

O perito criminal, além de conhecer os aspectos técnicos da área de perícia forense, deve cumprir também uma série de outras habilidades e competências, relevantes para o perfil de profissionais de investigação e perícia, algumas delas são:

Conhecimentos sobre legislação

Por ser tratar de um trabalho diretamente associado à Justiça, é fundamental ter conhecimento de direito e da lei do Brasil, isso inclui Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Criminologia e Criminalística.

Capacidade de observação e foco nos detalhes

Para o perito criminal conseguir lidar com cenas de crimes e analisar os elementos presentes, é essencial ter atenção nos detalhes.

É o conjunto de atenção e técnica que permite que o profissional faça análise e interpretação do caso, e, assim, reconstituir o que aconteceu de forma fiel.

Saber se comunicar

Esse profissional deve saber se comunicar com clareza e objetividade, seja de forma oral ou por escrita, o fato é que é de suma importância para a profissão saber se comunicar, principalmente ao elaborar laudos e relatórios.

Além disso, pode ser necessário o convívio com diferentes tipos de pessoas, sejam vítimas, testemunhas ou outros profissionais da área jurídica e policial e até mesmo a mídia, portanto, é comunicar-se de forma adequada com cada uma delas.

Organização

Mediante muitos elementos utilizados para estruturar as evidências e elaborar um laudo criminal, é fundamental que o perito criminal ou digital seja uma pessoa organizada, para entregar resultados conclusivos de forma organizada, visando ajudar, da melhor forma possível, nas decisões judiciais.

Conclusão

Descrevemos aqui as funções e a importância das profissões de um perito criminal e de um perito forense digital. Apresentamos, ainda, o curso de Investigação Forense e Perícia Criminal, descrevendo seus conceitos e finalidade.

 


Referências

Plano Expert

Plano Detective

Plano Agent