O que é Perícia Digital e como se tornar um perito?

O que é Perícia Digital e como se tornar um perito profissional da área?

Autora: Amanda Muneratto

Perícia digital: O que é e como se tornar Perito Digital?

A prática de crimes utilizando aparelhos eletrônicos é crescente e o Perito Digital é o profissional responsável por realizar a perícia digital, como aliada da investigação para levantamento dos fatos virtuais.

O que é Pericia Digital?

Perícia digital é um procedimento de técnicas de recuperação de dados em meios digitais, com o objetivo de auxiliar na solução de crimes realizados por meio do uso da tecnologia.

Seu principal objetivo é realizar uma análise dos dados oferecidos em uma acusação formal de violação da lei e confrontar com as evidências disponibilizadas por essas mídias.

Com base nos fatos e informações coletadas através de uma perícia digital, o perito digital fornece a sua opinião sobre o assunto mediante um Laudo Técnico Pericial, com o objetivo de esclarecer o caso.

O que é um perito digital?

Um perito forense digital é o profissional responsável por investigar a autoria de um crime virtual, através da coleta e análise de dados de computadores e outros dispositivos eletrônicos, a fim de levantar informações satisfatórias e determinantes sobre o ocorrido. 

O Perito Digital é o profissional da área de tecnologia da informação TI responsável pelo levantamento de dados e evidências eletrônicas e provas digitais para um determinado trabalho de perícia judicial ou extrajudicial, para auxílio na proteção de dados de organizações privadas e públicas como um todo, e muito mais.

Todo o profissional dessa área necessita de ferramentas e metodologias de segmento em analisar o conteúdo, separar as evidências e, finalmente, expor em formato de laudo para que possa ser constatado o fato.

Em outras palavras, o perito forense digital é acionado quando acontece um ataque virtual de qualquer estilo ou magnitude. Por meio de suas habilidades e conhecimentos, ele contribui (em um trabalho isolado ou em equipe) para que o responsável pela invasão seja encontrado.

Como se tornar um Perito Digital?

A formação de um perito digital passa pela absorção de um conhecimento aprofundado em tecnologia da informação, especialmente em Tecnologia da Informação, Segurança da Informação, Análise de Sistemas, Redes em geral, entre outras especialidades dessa área.

Além do mais, para se tornar um perito digital é preciso mais do que conhecer apenas ferramentas tecnológicas, sendo necessário o conhecimento das técnicas aplicadas pelas ferramentas, da metodologia digital forense e dos conceitos relacionados aos objetos sob análise.

O Perito Forense Digital tem acesso aos dispositivos, realizando as ações de varredura necessárias para encontrar e extrair dados relevantes ao caso, inclusive àqueles que tenham sido excluídos em algum momento, ato continuo à varredura realizada, os dados encontrados são analisados.

Posteriormente, é papel do Perito Digital reduzir a termo os fatos e provas encontradas durante a perícia digital realizada nos computadores e outros dispositivos eletrônicos que foram invadidos ou usados para praticar um crime virtual ou físico. 

Referido documento pode tanto ser apresentado para acusação como para defesa de acusados, ou como um relatório para grandes organizações privadas, com o objetivo de identificar, corrigir e evitar fraudes.

Existem diversas ferramentas que auxiliam o perito no exercício de suas funções, e é necessário dominá-las para operá-las como aliadas da perícia. O aplicativo Avilla Forense, criado pelo nosso Ilustre Professor Daniel Avilla, é um exemplo concreto de uma ferramenta que é essencial que o Perito Digital tenha propriedade no manuseio, por isso, confira nosso treinamento.

Há também algumas certificações na área de forense digital que elevam a credibilidade do profissional, atestando os conhecimentos necessários para a sua atuação, dá uma olhada no nosso Blog para saber mais.

O que faz um perito digital?

O perito digital atua investigando dados, sistemas operacionais e dispositivos para mapear todas as pistas, realizando uma reconstituição do passado, analisando a autoria de crimes cometidos por meio desses recursos.

Entre as inúmeras atribuições de um perito digital, destaca-se a realização de análises de ambientes digitais, atuando também de forma preventiva promovendo a busca por potenciais riscos ou fragilidades.

Além de detectar fraudes e invasões já existentes, refazer a trajetória de uma fraude, coletar evidências de crimes cibernéticos sem comprometer as provas, com o intuito de compartilhar as informações coletadas com as autoridades responsáveis pela investigação criminal.

A função desse profissional é ser o arqueólogo da era da informação, pois seu trabalho é reconstruir o passado, constatando, quando possível, a materialidade e autoria de delitos cometidos com o uso ou através de recursos tecnológicos.

Há diversos momentos em que o trabalho do perito digital deve ser requisitado. Entre suas funções podemos citar: perito judicial em computação forense, perito digital em imagens, perito digital em criptomoedas e perito assistente técnico.

Conclusão

Criminosos a cada dia estão se aperfeiçoando na prática de delitos de forma a não deixar vestígios, e essa realidade no mundo virtual é ainda mais delicada, pois os vestígios, provas e dados dos crimes cibernéticos são mais sensíveis, voláteis e vulneráveis.

A perícia digital opera na coleta especializada de pistas que não podem ser identificadas sem a análise de um especialista, na reconstituição de fatos, seguindo as normas e padrões pré-estabelecidos para que as provas encontradas tenham validade e possam ser consideradas como meio de solucionar um crime virtual.

A Perícia Digital é o meio de reconstruir o passado, constatar a materialidade, apurar a autoria de crimes cibernéticos, além de ter uma atuação preventiva podendo identificar fraudes pré-existentes, diminuir e evitar risco, identificar vulnerabilidades e corrigi-las a tempo.

A carreira de um Perito Digital mescla tem como alicerce a tecnologia da informação e que é crescente na esfera pública e privada, à medida que conflitos, fraudes, extorsão, incidentes cometidos em geral, estão sendo facilmente cometidos por intermédio de dispositivos informáticos, desde um computador de mesa a um singelo smartphone.

A Academia de Forense Digital ministra um treinamento de “Perito Forense Digital”, que tem como missão ensinar como você pode utilizar seus conhecimentos de informática para complementar sua renda, mudar de carreira ou até mesmo tornar-se perito oficial do seu Estado.

Os treinamentos da AFD foram preparados para proporcionar aos nossos alunos conhecimentos necessários para a análise de mídias, recuperação de evidências e elaboração, análise de Laudos Periciais e muito mais. 

 

Plano Expert

Plano Detective

Plano Agent