Segurança da informação: o que é e para que serve?

Segurança da informação: o que é e para que serve?

Milhões de informações circulam na internet diariamente, e é por meio delas que podemos publicar e consumir conteúdos. Mas você sabe o que é e para que serva a Segurança da Informação?

Entretanto, talvez seja o momento de repensar aquilo que você está compartilhando e enviando pela rede.

Aliás, o que é segurança da informação?

A segurança da informação é um conceito relacionado à defesa de dados, e, de forma resumida, a segurança da informação é um conjunto de medidas para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações de uma organização ou de uma pessoa.

Confidencialidade, integridade e disponibilidade,  são os princípios ou pilares da segurança da informação, o quais iremos falar melhor em momento oportuno.

Imagine uma empresa que possui vários projetos e que armazenam dados sigilosos. Neste cenário, existe o risco eminenente de alguma informação vazar, e se isso ocorre, a perda pode ser irreversível.

E esses dados sigilosos, de algum modo, podem acabar em mãos de pessoas erradas, considerando que às vezes, um simples e-mail enviado errado, coloca em risco uma informação.

Portanto, em uma empresa a segurança da informação é um conjunto de políticas, processos e métodos que devem ser adotados para garantir a circulação de dados e informações, de forma segura e controlada.

Assim, ter um departamento de Tecnologia da Informação (TI), preparado para cuidar da segurança da informação é essencial.

A informação está segura somente quando usuários e profissionais de TI agem em consonância, colocando em prática as melhores maneiras de evitar riscos futuros.

Conhecendo os 5 pilares da segurança da informação

Vamos conhecer os seus 5 (cinco) pilares [1]:

Integridade

O princípio da Integridade diz respeito às características originais dos dados, ou seja, deve-se manter os dados preservados, assim como estava quando da sua criação.

Dessa forma, a informação não pode ser alterada sem expressa autorização, diante disso, se existir uma modificação indevida nos dados, representará perda da integridade, portanto, se torna necessária a implementação de mecanismos de controle, visando impedir a alteração não autorizada das informações.

Confidencialidade

Esse princípio diz que a informação deve ser protegida de acessos não autorizados, definindo a privacidade para os dados de uma empresa, isso, para evitar situações de ataques cibernéticos ou espionagem.

A base desse princípio é realizar o controle do acesso por autenticação de senha, podendo ser também por biometria e criptografia, os quais vêm gerando resultados favoráveis na segurança da informação.

Disponibilidade

Este ou princípio define que em um sistema de informação os dados estejam disponíveis para o que for necessário, garantindo o acesso dos usuários em tempo integral.

Isso exige a estabilidade e acesso aos dados do sistema e deve haver manutenções rápidas, atualizações constantes e eliminação de falhas.

Autenticidade

Este princípio diz respeito a confirmação de que os dados possuem legitimidade, ou seja, não existe manipulação ou intervenções externas de terceiros sobre os dados.

Para tal objetivo, é preciso fazer a documentação das ações realizadas pelos usuários na rede e nos sistemas.

Legalidade

Por fim, é preciso ter uma Política de Segurança, para assegurar que todos os procedimentos relacionados à informação dentro da empresa, sejam realizados conforme a lei.

Isso evita que aconteçam impedimentos operacionais e auditorias de órgãos fiscalizadores.

Por tanto, é fundamental, neste sentido, adequar o conteúdo protegido à legislação, como, por exemplo, adequar à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que exige maior rigor de todas as empresas.

O que é a gestão de segurança da informação?

Gestão de Segurança da Informação se refere ao processo administrativo voltado para o gerenciamento de segurança da informação de uma empresa.

Em outras palavras, trata-se de um conjunto de políticas e procedimentos para gerir os dados e informações sensíveis de uma organização, via planejamento, organização, direção e controle das melhores práticas de segurança.

A gestão de segurança da informação deve ser realizada com base na visão estratégica, para ficar alinhada ao planejamento estratégico de negócios da empresa.

Mas, como fazer a gestão de segurança da informação em uma empresa?

Defina uma política de segurança da informação

Primeiramente, é preciso criar normas e metodologias que devem ser adotadas pela organização.

A criação de uma política de segurança ajuda a empresa a adotar procedimentos de segurança.

Essa política deve ser absorvida por todos, alcançando todas as camadas da hierarquia, pois todos devem se conscientizar da importância de proteger os dados de um negócio.

Além disso, é de suma importância que a política inclua o controle de acessos aos sistemas e a redes corporativas, assim como também, estabeleça regras para utilização dos dados.

Identifique os riscos de segurança

É imprescindível ter conhecimento dos riscos e vulnerabilidades da empresa, identificando quais os pontos de melhorias, para deste modo atuar e acompanhar.

Existem empresas especializadas em consultorias e auditorias para identificar esses pontos, e, dependendo do porte da empresa, essa pode ser uma opção considerável.

Mantenha os recursos, serviços e métodos atualizados

É de sabido que a tecnologia e suas inovações estão em constante evolução, de tal modo, a segurança da informação também deve estar.

Portanto, é fundamental manter os métodos, recursos e serviços sempre atualizados, tendo em vista que, hoje em dia é possível contratar um serviço de monitoramento da infraestrutura de TI, para  automatizar esse processo.

Tenha backups e planos de contingências

Criar uma rotina de backups é essencial, e, de preferência, que sejam feitos por processos automatizados, sem intervenção humana.

Entretanto, criar cópias de segurança não elimina a necessidade de um plano de contingência, ou seja, deve-se ter um plano B, e apresentar estratégias para recuperação dos dados em caso de ataques, é muito importante para qualquer negócio.

É importante que o plano de contingência de TI seja criterioso, considerando fatores como a prioridade das ações, quais ferramentas serão aplicadas para recuperação, quais profissionais estarão envolvidos no processo, a viabilidade das ações e o tempo previsto para aplicá-las.

Tenha uma equipe de TI estratégica

Uma equipe de TI deve atuar de forma estratégica, trabalhando com proatividade, além de agir sempre de forma preventiva.

Nesse sentido, se faz necessário que a equipe de tecnologia tenha uma atuação mais analítica e menos operacional, focando a gestão de segurança da informação.

A gestão da segurança da informação é um aspecto primordial para conquistar a confiança dos clientes e para proporcionar o crescimento do negócio, por isso uma gestão eficiente deve fazer parte da cultura da empresa.

Conclusão

Enfim, a segurança da informação ajuda uma empresa a manter seus dados seguros, uma vez que ela define medidas de segurança para usar sistemas e manipular dados.

Se uma empresa consegue definir bem suas regras de segurança da informação, ela consegue se proteger de possíveis ataques virtuais.

Além de possuir normas e medidas de segurança, é necessário contar com profissionais da área para atuar identificando vulnerabilidades nos sistemas de informação da empresa, e o conjunto disso, pode garantir o sucesso da segurança da informação de uma organização.


Referências

 

 

 

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