Curso de Forense em Dispositivos Móveis

Curso de Forense em Dispositivos Móveis

O curso de forense em dispositivos móveis visa capacitar o profissional para extrair dados de dispositivos móveis e identificar motivos e autores de ataques cibernéticos.

Os dispositivos móveis estão presentes por toda parte e agregam várias funções, permitindo que o usuário realize tarefas que antes só seriam possíveis com o uso de um computador.

Entender em detalhes como os dados são armazenados é muito importante quando se trata de forense em dispositivos móveis. A investigação forense possibilita identificar diversos tipos de crimes, para isso é necessário conhecer as técnicas e ferramentas existentes. E mais, saber colocar tudo isso em prática.

A seguir apresentamos os principais conceitos de Forense em dispositivos móveis, vamos apresentar o curso sobre o tema, e entender sua importância para a sociedade e para o mercado de trabalho.

a)    O crescimento de ataques virtuais

No cenário atual, empresas e governos são alvos de ataques virtuais e de pessoas mal-intencionadas, isso ocorre devido às vulnerabilidades dos seus sistemas informatizados. Hoje em dia, as empresas estão cada vez mais consolidadas com a TI (Tecnologia da Informação), seja em uso de computadores ou smartphones, onde as mesmas possuem acesso às informações corporativas a qualquer momento[1].

Os dispositivos móveis já fazem parte das nossas vidas há algum tempo, e agora estes dispositivos estão atuando também como escritório portátil, além de ser ferramenta social de entretenimento.

Com possíveis ataques que podem ocorrer em dispositivos móveis, torna-se necessário que os profissionais de TI possuam rotinas de investigação dos riscos do ambiente virtual. Todavia, nota-se que o preparo de muitas empresas e de seus profissionais não é suficiente, por questões diversas, como, por exemplo: custos, tempo para qualificar os profissionais, e falta de tempo para planejamento.

Sempre que recursos computacionais são utilizados para o tratamento de informações existe o risco de segurança. Isso se torna evidente pelo crescente número de ataques aos sistemas computacionais.

Nesse sentido, a segurança da informação é um dos maiores desafios da atualidade, pois se buscam soluções sobre como tratar as ameaças, é nesse ponto que a forense computacional surge como recurso para investigar crimes cibernéticos, coletando vestígios, examinando-os e analisando-os, com o intuito de encontrar evidências do crime cometido.

E devido ao aumento de ações ilícitas contra usuários de dispositivos móveis, se torna importante a atuação do especialista em forense mobile.

Essa área de atuação vem ganhando relevância e destaque. Todavia, se faz necessário aprimorar os conhecimentos, métodos e ferramentas na área.

b)    O que é forense móvel?

Primeiramente, vamos entender os conceitos envolvidos com o tema ciência forense. A Ciência forense é a junção de dois termos, a saber:

  • Ciência é a aplicação de conceitos que explica fenômenos.
  • Forense vem de fórum, trata-se de uma linguagem jurídica. A principal figura da ciência forense é o perito.
  • Um perito é um expert, é um especialista em algum tema, ou seja, alguém com conhecimento profundo em algum assunto.

Com base nessas definições, pode-se definir ciência forense como um conjunto de conhecimentos usado para desvendar crimes e ajudar em assuntos penais[2]. O perito forense digital vai averiguar a autoria do crime virtual cometido.

Então, quando falamos em forense em dispositivos móveis, estamos falando de uma investigação que é realizada em aparelho móvel, com o objetivo de extrair dados e fazer análise dos mesmos para identificar possível ataques virtuais.

É possível fazer extração de ligações telefônicas, de mensagens e lista de contatos, por exemplo, resultando em um laudo ou relatório que pode ser usado em decisões judiciais.  Esse laudo pode conter os dados de possíveis infratores, bem como outras informações, como endereço ou localização do infrator.

Uma ferramenta de extração é usada no dispositivo móvel para conseguir fazer uma extração (física, lógica ou de sistemas de arquivos) e depois apresentar o conteúdo do aparelho a ser analisado. Especialistas forenses e hackers investigativos podem ter acesso aos dados e fazer essa extração.

Para tornar um profissional apto nessa área de forense em dispositivos móveis, existem cursos que fornecem os conhecimentos necessários.

Veremos a seguir alguns tipos de cursos oferecidos no mercado relacionados ao tema Forense mobile e relacionados à segurança cibernética.

 

c)      Cursos de forense em dispositivos móveis

 

                                               i.          Curso de Forense em dispositivos móveis

Nesse curso, o objetivo é introduzir fundamentos e conceitos sobre dispositivos móveis. Apresentar técnicas de forense em dispositivos móveis utilizadas na preservação, extração, análise e formalização dos resultados obtidos. Conhecer os principais sistemas operacionais e aplicativos da atualidade para dispositivos móveis. Abordar as dificuldades e técnicas para obter sucesso na análise forense nessa área.

 

                                              ii.          Curso de hacker investigativo

Um hacker investigativo é o profissional munido de técnicas de investigação, que atua na resolução e descobertas de crimes. Se trata de profissionais que atuam com cautela, dentro das normas. Eles são especialistas em detectar fraudes contra um determinado sistema[3].

O trabalho, como o próprio nome sugere, é basicamente sobre investigação. Em resumo, se baseia na análise de fatos, provas, coleta de informações e de documentos que possam contribuir com o resultado investigativo.

                                            iii.          Curso de investigação forense e perícia criminal

O curso fornece conhecimentos específicos na área de investigação forense e perícia criminal. O aluno fica apto a usar ferramentas e métodos de coletas e análises de evidências, aprende a produzir laudos. Esses laudos são apresentados aos tribunais e à justiça, com o intuito de elucidar crimes.

O curso pode ser realizado por meio de graduação tecnológica, com duração média de 2 anos e meio, ou por meio de pós-graduação.

 

d)     Academia de Forense Digital

O treinamento de Forense em Dispositivos Móveis na Academia de Forense é o segundo treinamento no trilho de conhecimento da Academia de Forense Digital. Sendo seu pré-requisito o curso de Fundamentos de Forense Digital – Starter.

O treinamento de Forense em Dispositivos Móveis tem o objetivo de compartilhar os conhecimentos necessários para realizar análise forense em dispositivos Android e iOS.

Este treinamento visa demonstrar de forma prática as questões técnicas mais complexas por trás dos softwares proprietários, permitindo que o estudante aprenda a lidar com ferramentas proprietárias e que saiba como proceder para coletar e analisar dispositivos móveis.

                                               i.          Público Alvo forense em dispositivos móveis

Esse treinamento é indicado para estudantes e profissionais de tecnologia, direito e outras áreas correlatas à investigação de crimes e demais delitos que possam se utilizar de dispositivos eletrônicos e virtuais.

                                             ii.          O Professor

Renan Cavalheiro é o Fundador e Professor da Academia de Forense Digital. É professor na eSecurity, palestrante, sênior em Computação Forense no Banco Itaú, Certificado em EnCE, CHFI, ECIH, GCIH e CEH | CEO na Academia de Forense

Em sua formação conta com uma Pós-graduação em CyberSecurity pela UNICIV e tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Católica de Brasília.

É também instrutor Oficial EC-Council dos treinamentos preparatórios para as certificações CEH (Certified Ethical Hacker), CHFI (Computer Hacking Forensic Investigator) e ECIH

Leciona ainda cursos de pós-graduação e MBA em universidades, ministrando temas relacionados à segurança da informação e forense computacional.

e)     Conclusão

A tecnologia representa um marco importante na sociedade, pois ela trouxe o advento de soluções digitais para a sociedade e para o mundo dos negócios.  Ao passo que as soluções digitais avançam, vem junto às ameaças virtuais, em que indivíduos mal-intencionados procuram brechas para invadir sistemas e dispositivos eletrônicos.

Em virtude disso, surge a necessidade de profissionais capacitados para identificar os crimes cibernéticos, analisar as falhas de segurança e até mesmo propor soluções.

Vimos nesse artigo a importância da aplicação forense em dispositivos móveis, bem como apresentamos cursos voltados para essa área. Falamos brevemente sobre hackers investigadores e investigadores criminais.

Por fim, apresentamos o treinamento de forense em dispositivos móveis oferecido pela Academia de Forense Digital (AFD).

Referências

https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/3685/1/PABLO_LOPES_MESQUITA-%5B48366-11299-2-688228%5D46653-48366AD4_artigo_v1.3.pdf

https://youtu.be/b5-ZfE801Os

https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/hacker-investigador/W72615034A

[1] https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/3685/1/PABLO_LOPES_MESQUITA-%5B48366-11299-2-688228%5D46653-48366AD4_artigo_v1.3.pdf

[2] https://youtu.be/b5-ZfE801Os

[3] https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/hacker-investigador/W72615034A

Sobre a autora

Eliane Moreira dos Santos: Graduada em Sistemas de Informação pela PUC-MG, pós-graduada em Desenvolvimento de Sistemas WEB com Java pela UniBF, produtora de conteúdos para e-books de cursos universitários.

Plano Expert

Plano Detective

Plano Agent