Curso Bootcamp de Computação Forense

Curso Bootcamp de Computação Forense

Participe do nosso curso bootcamp de computação forense, para transformar a sua carreira e conquistar novas oportunidades.

Curso Bootcamp

Em apenas alguns dias você pode transformar a sua carreira com nosso Bootcamp de Computação Forense.

Apresentamos os conceitos mais importantes, aliados com a prática, ministrado por quem entende do assunto.

Torne-se um profissional qualificado no mercado de informática forense.

Por que fazer bootcamp?

Bootcamp é um tipo de curso com duração curta, porém, com conteúdo rico, onde o participante aprende teoria e prática, para se preparar para o mercado de trabalho.

O bootcamp se difere de outros cursos porque é mais rápido e usa metodologia abordando muita prática, ou seja, o aluno aprende realizando tarefas que ocorrem no dia a dia da profissão.

Outros cursos possuem duração longa e, muitas vezes, focam mais na teoria do que na prática, por isso, o bootcamp é a opção interessante para aqueles que desejam mudar mais rápido de área.

Por que a AFD?

A Academia de Forense Digital (AFD) conta com professores experientes na área. A Academia oferece treinamentos específicos nas áreas de perícia e investigação digital, bem como em outras áreas das Ciências Forenses e Segurança da Informação.

O que é um Hacker Ético? Qual sua ligação com a perícia digital computacional?

Primeiramente, você sabe definir o que é um hacker ético?

Podemos definir um hacker ético ou Ethical Hacker, como um especialista em segurança da informação. Ele é contratado por uma empresa para realizar testes de invasões em seus sistemas, redes e computadores, para identificar falhas de segurança que um invasor poderia explorar.

Com isso, a empresa pode adotar medidas preventivas contra possíveis ataques. O hacker ético também pode atuar como Perito Computacional em perícia digital computacional. Esses profissionais vêm da área de T.I. e são muito habilidosos.

Para entrar nessa área, é preciso dedicação, iniciativa e treino formal em ética hacker.

Organizações governamentais, instituições financeiras, estabelecimentos militares, empresas privadas são figuras que buscam pelos serviços de hackers éticos.

Dentro da computação forense, é possível encontrar o termo Hacker Ético, pois tem o intuito de manusear dados de terceiros com responsabilidade, respeitando os limites da lei.

Peritos Digitais e hackers éticos

A perícia digital computacional é área da computação forense responsável por realizar varreduras em busca de evidências.

A ideia é investigar mídias eletrônicas para identificar fatos capazes de comprovar crimes cibernéticos.

No Brasil, os crimes cibernéticos são realidades, desde a publicação da Lei 12.737 de 2012, que trata sobre a tipificação criminal de delitos informáticos, alterando o Decreto-Lei n.º 2.848 de 1940 [1].

Portanto, Peritos Digitais ou Hackers éticos, atuam com base em informações excluídas ou ocultas em computadores, smartphones e notebooks.

Tais dados podem ser oriundos de chamadas, mensagens de texto, vídeos, imagens, entre outros.

Entenda a ética hacker

Ética Hacker é expressão usada para descrever os valores morais e filosóficos dentro da comunidade hacker.

O termo hacker ético foi usado pela primeira vez pelo jornalista Steven Levy em 1984 [2].

A principal motivação da ética hacker é o livre acesso às informações, além da melhoria da qualidade de vida.

Levy apresentou alguns princípios éticos, como:

  • Compartilhamento;
  • Abertura;
  • Descentralização;
  • Livre acesso aos computadores;
  • Melhoras do mundo;

Desse modo, hackers modernos adotam a filosofia do movimento software livre e código aberto, pois permitem que os hackers acessem o código-fonte usado para criar os softwares, aplicando melhorias ou reutilizado em outros projetos.

De acordo com essa concepção de melhoria do mundo, os hackers éticos podem atuar para serem peritos ad-hoc (assistentes) e ajudar na solução de problemas e a resolver crimes virtuais.

Curso de hacker

A AFD oferece a trilha de curso Cyber Security, que se inicia pelo curso Pentest – Cyber Secutity Starter. Este é um curso voltado para a segurança da informação, onde o foco é ensinar como usar as principais ferramentas hackers, para identificar as vulnerabilidades em sistemas.

No nosso treinamento de Pantest o participante aprende na prática, atuando do mesmo modo que um hacker atua, invadindo sistemas, servidores e redes e afins.

Entretanto, o método de ensino se aplica a formar um hacker ético, que diferente de um invasor, possui contrato com alguma empresa para testar os seus sistemas e descobrir falhas.

Como dito anteriormente, o curso de Pentest da AFD passa por uma trilha, partindo do Cyber Secutiry Starter, passando pelo Cyber Security Essentials e finalizando com o Cyber Security Pentest.

Conclusão

A computação forense e a cibersegurança são temas importantes nesse cenário, no qual a tecnologia sempre traz coisas novas.

No âmbito forense, o profissional deve atuar para solucionar crimes, extraindo informações de dispositivos tecnológicos e analisando os dados.

Já o hacker ético, vai agir invadindo sistemas e redes, com o intuito de testar e descobrir falhas, apontando também possíveis soluções de segurança.

Para tudo isso, a AFD tem a solução para você alavancar sua carreira ou mudar sua área de atuação.

Hacker

Referências

 

Conheça nossos treinamentos

Introdução a Cripto Ativos

Metodologias Nacionais de Perícia Digital

Perícia Digital Para Advogados

Mitre Attack

Triagem de Malware

Passware Kit Forensics: Do Zero ao Avançado
Gratuito para Law Enforcement