Forense Digital: como se preparar para o mercado de trabalho

Forense Digital: como se preparar para o mercado de trabalho

Introdução

O mercado de forense digital no Brasil possui estatísticas assustadoras sobre fraudes e corrupção em todas as camadas da sociedade. Uma pesquisa publicada pela consultoria KROLL[1] mostra que 61% dos empresários sofreram fraudes internas em suas empresas em 2012, e este número subiu para 82% em 2016 e ainda uma pesquisa mostra que quase metade da população brasileira já sofreu fraudes de cartão de crédito, segundo a Global Consumer Card Fraud 2016[2].

Apesar deste cenário, poucos empresários conhecem a possibilidade de recuperar os danos sofridos em fraudes internas e ataques cibernéticos porquê faltam profissionais disponíveis no mercado que demonstrem estarem aptos a solucionar estas questões.

forense-digital

forense-digital

O mercado de trabalho precisa de profissionais treinados

A melhor maneira de obter conhecimento é através de treinamentos práticos, pois com eles o estudante não precisa passar anos até obter experiência empírica e também não precisa decorar teorias e fórmulas isoladas da realidade.

Nestes treinamentos é importante que o estudante se certifique que será dada ênfase em metodologia, técnicas e ferramentas, pontos cruciais para um profissional de forense digital, pois através da soma destas características o trabalho poderá ser realizado com perfeição, evitando falhas que podem levar à invalidação de provas e causar danos ao seu cliente e às partes envolvidas.

É importante destacar que o mercado não se limita às empresas de consultoria, pois grande parte das oportunidades de trabalho na área são para prestar serviços à Justiça como Perito Judicial e Assistente Técnico, mas mesmo estas oportunidades exigem alto nível de conhecimento técnico prático e teórico. Leia um pouco mais sobre “investigação forense de cibercrimes” neste artigo.

A Academia de Forense Digital é a única instituição de ensino no Brasil com foco exclusivo no ensino prático de Forense Digital. Verifique disponibilidade de vagas no treinamento de Fundamentos de Forense Digital através do endereço “ead.academiadeforensedigital.com.br”.

Você pode conseguir mais destaque se possuir certificações

No Brasil o ensino formal se tornou ineficaz tanto para ensinar quanto para comprovar o conhecimento dos profissionais de Tecnologia da Informação, especialmente quando se trata da área de Forense Digital que não possui cursos de graduação dedicados, apenas em algumas instituições existem matérias básicas sobre o tema.

Neste contexto certificações são muito eficazes para um estudante que deseja um documento que formalize seu conhecimento obtido através de meios informais, como livros, artigos e cursos. >>>>>> Neste artigo <<<<<< você pode conferir as principais certificações da área de Forense Digital que podem te destacar no mercado de trabalho.

Pequenas atitudes que podem influenciar o resultado de uma entrevista de emprego

Em diversas situações, mas com muita clareza em uma entrevista de emprego é necessário possuir vocabulário, expressar conhecimento de questões atuais e ter subsídios para uma argumentação. Tudo isso pode ser obtido com uma simples atitude de começar a direcionar suas redes sociais para temas de mercado, tais como seguir páginas de tecnologia, direito e notícias.

Através desta simples atitude com o tempo suas redes sociais começarão a te entregar mais conteúdo mercadológico e naturalmente você irá desenvolver mais vocabulário técnico, mais fundamentação técnica e temas para discutir. Um passo simples que pode te colocar à frente de muitos candidatos.

[1] RELATÓRIO GLOBAL DE FRAUDE E RISCO – Construindo Resiliência em um Mundo Volátil – Edição Anual 2016/17

[2] https://www.aciworldwide.com/-/media/files/collateral/trends/2016-global-consumer-card-fraud-where-card-fraud-is-coming-from.pdf

Conclusão

O mercado de trabalho de Forense Digital possui muitas oportunidades, (leia também “os tentáculos da forense“) porém é necessário que os estudantes e profissionais se preparem para atuar nos mais diversos cenários para os quais é imprescindível conhecimento teórico e prático e muitas vezes exige comprovação deste conhecimento, o que pode ser realizado através de experiência, formação acadêmica ou certificações.

Cadastre-se em nossa lista Vip

 

 

Deixe uma resposta